Prev Next
07/05/17 01:06

Turismo Sustentável

By: HiHostels

Turismo nunca ser completamente sustentável, uma vez que cada setor tem impactos, mas podemos fazer um monte de coisas para se tornar mais sustentável.

Turismo Sustentável é sobre repensar, adaptação e mudança. É necessário encontrar um equilíbrio entre os limites e utilização para garantir que o turismo afeta o meio ambiente tão pouco quanto possível.

Our HI missão, definida em 1932, é um dos primeiros exemplos de turismo sustentável incentivando um maior conhecimento, o amor e o cuidado da paisagem e uma valorização de valores culturais e sociais em todas as partes do mundo.

Hostelling International é dedicado à promoção de práticas de turismo sustentável dentro de nossos membros e as associações nacionais, e estamos empenhados em alcançar uma rede mundial de organizações sustentáveis e albergues.

confira o HI albergues que até agora têm sido certificadas por um rótulo ambiental ou de sustentabilidade e dizer HI para um mundo melhor.

 


 

Estratégia de Sustentabilidade do HI

 

Hostelling International, e respectivas associações membros se comprometem a intensificar os seus esforços para alcançar uma rede mundial de organizações sustentáveis e albergues. Ao fazê-lo, reconhecemos que a verdadeira sustentabilidade implica o desenvolvimento de objectivos claros e mensuráveis nas seguintes áreas:

Social:

o objectivo social da rede HI, posicionado na constituição, fornece a base para o desenvolvimento contínuo dos nossos objectivos sociais e culturais.

ecológica:

esforços excepcionais para reduzir claramente a pegada de carbono de HI albergues em todo mundo e trabalhar no sentido de conseguir a neutralidade de carbono.

Econômico:

Desenvolvimento que possa garantir financeiramente independente albergues com qualidade assegurada e normas a nível mundial.

Hostelling International Carta de Sustentabilidade (Nossos critérios)

Hostelling International é a parceria de O Conselho do Turismo Sustentável Global (GSTC), uma parceria internacional dedicado à promoção de práticas de turismo sustentável em todo o mundo. Estamos trabalhando juntos para promover uma maior compreensão das práticas de turismo sustentável e a adopção de princípios de turismo sustentável universal.

GSTC critérios, adaptadas às circunstâncias da HI e respectivas associações membros, será a base para normas mínimas em todas as três dimensões da sustentabilidade - a sociedade, a economia e a ecologia de modo a proteger e sustentar o mundo desenvolvemos plásticos;s recursos naturais e culturais assegurando ao mesmo tempo o turismo cumpre o seu potencial como uma ferramenta para a redução da pobreza e seu membro HI. Associações de acordo para o desenvolvimento sustentável das suas organizações e dos seus efeitos sobre a sociedade, a ecologia e a economia e terão por objectivo:

  • demonstrar a efectiva gestão sustentável
  • maximizar os benefícios económicos e sociais para a comunidade local e minimizando impactos negativos
  • maximizar benefícios para a herança cultural e minimizar impactos negativos
  • maximizar benefícios para o meio ambiente e minimizar impactos negativos
  • a conservação da biodiversidade, dos ecossistemas e paisagens

  • HI Sustentabilidade etiquetas

 

emblema austríaco do turismo

o emblema austríaco significa melhores padrões de vida e qualidade ambiental de uma informação clara e transparente, altamente informativos política ambiental na propriedade das empresas e organizações e alto nível de cooperação com excelentes comodidades.

http://www.umweltzeichen.at/cms/home233/content.html

Bay Area negócios verdes

Bay Area de negócios verdes programa estabelece uma distinção entre pequenas empresas que proteger, preservar e sustentar o nosso ambiente.

Sua parceria de agências ambientais e utilitários de assistências, oferece incentivos e verifica que as empresas participantes a economizar energia e água e minimizar o desperdício, evitar a poluição e diminuir suas pegadas de carbono.

As empresas que cumprem as suas normas oficialmente reconhecidas como Bay Area Verde Empresas.

http://www.greenbiz.ca.gov/

CEMARS

‘Medição e redução certificada de emissões regime desenvolvemos plásticos; caso contrário, conhecido como CEMARS, é a primeira de duas etapas da ‘carboNZero desenvolvemos plásticos; programa, que permite que as empresas e organizações para medir as suas emissões de gases com efeito de estufa (GEE), compreender as suas responsabilidades de carbono e a pôr em prática planos de gestão para reduzir as emissões em sua organização e através da sua cadeia de fornecimento.

http://www.carbonzero.co.nz/

Acção Climática BUSINESS

Acção Climática Business é concedido a empresas que efectuaram um conjunto de adaptação e de redução das emissões de acções mas não são necessariamente medir a sua pegada de carbono.

http://www.sustainabletourismaustralia.com/cert.html

ANDAR DINAMARCA

escusado será dizer que uma bicicleta é a mais sustentável e ambientais das formas de contornar e explorar o seu destino. Na Dinamarca não é diferente e com mais de dez mil km de ciclovias é a maneira perfeita para ver tudo o que a Dinamarca tem para oferecer. albergues que exibem o ‘Andar Dinamarca desenvolvemos plásticos; logotipo foram aprovados pelo Danish Tourist Board como um ciclo de acomodações amigas.

http://www.visitdenmark.com/uk/en-gb/menu/turist/inspiration/aktivferie/cykel/cycling.htm

ECO-friendly star

Essa iniciativa recompense o empenho para melhor prática ambiental fornecendo os gerentes do estabelecimento com um sistema de senso comum para reduzir o seu impacto ambiental. A acreditação é baseada em critérios de avaliação em matéria de Eficiência Energética, minimização de resíduos & Gestão da Água a minimização e comentários de educação.

Eco-Friendly STAR a acreditação é criado especificamente para a indústria de alojamento. Os padrões usados foram desenvolvidos pela AAA Turismo em parceria com a Green Globe - o internacionalmente reconhecido Programa de melhoria de desempenho para a indústria do turismo.

http://www2.aaatourism.com.au/Membership/EcoFriendlySTARAccreditation/tabid/129/Default.aspx

ECO-LIGHTHOUSE FOUNDATION

Eco-Lighthouse Fundação oferece certificação ambiental que ajuda a empresas privadas e públicas conduta rentáveis e amigo do ambiente de operações. Eco-Lighthouse é um certificado público norueguês e o regime é suportado e recomendado pelo Ministério do Meio Ambiente.

http://eco-lighthouse.org/

ECOLABEL

o Rótulo ecológico europeu é um sistema voluntário que incentiva as empresas a comercializar os produtos e serviços que são mais respeitadoras do ambiente. O Rótulo Ecológico Europeu confirma que a empresa à qual foi atribuído o rótulo reduz seu consumo de energia, água e resíduos, utiliza materiais ecológicos e adquire mercadorias compatível com o meio ambiente.

http://ec.europa.eu/environment/ecolabel/

ECOTURISMO Australia

O logótipo de certificação ECO é uma marca reconhecida mundialmente que auxilia os viajantes para escolher e experimentar a verdadeira e autêntica de acomodação que é ambientalmente, socialmente e economicamente sustentável. O programa de certificação ECO assegura viajantes que produtos certificados são apoiados por um forte e bem gerido compromisso com as práticas sustentáveis e proporciona alta qualidade turismo baseado na natureza experiências.

http://www.ecotourism.org.au/eco_certification.asp

ENERGY STAR

ENERGY STAR é um programa voluntário de etiquetagem concebido para identificar e promover produtos energeticamente eficientes para reduzir as emissões de gases com efeito de estufa. ENERGY STAR é um programa conjunto da Agência de Proteção Ambiental dos EUA e o Departamento de Energia dos EUA nos ajuda a economizar dinheiro e a proteger o ambiente através de produtos de consumo eficiente de energia e práticas.

http://www.energystar.gov/index.cfm?c=evaluate_performance.bus_portfoliomanager_intro

Comércio Justo no Turismo África do Sul (FTTSA)

Comércio Justo no Turismo África do Sul (FTTSA) incentiva e divulga práticas comerciais justas e responsáveis por estabelecimentos de turismo da África do Sul. Eles fazem isso através da oferta de um programa de certificação (e actividades de apoio) que apoia o turismo estabelecimentos que atendem a critérios rigorosos, salários justos e condições de trabalho, justo operações, a compra e a distribuição de benefícios de negócio éticas e práticas e o respeito dos direitos humanos, a cultura e o ambiente.

http://www.fairtourismsa.org.za/

FAIRTRADE &ntraço; Max Havelaar

Fairtrade é uma estratégia para a redução da pobreza e o desenvolvimento sustentável. O seu objectivo é criar oportunidades para os produtores e para os trabalhadores que tenham sido economicamente desfavorecidos ou marginalizados pelo sistema de comércio convencional. Fairtrade é uma ferramenta de desenvolvimento que garante que os agricultores desfavorecidos e os trabalhadores dos países em vias de obter um melhor negócio através do uso do Internacional Fairtrade Mark.

http://www.maxhavelaar.ch/en/maxhavelaar/fair-trade/

GODADGANG. acessibilidade associação dinamarquesa

GodAdGang dinamarquesa é um rótulo de qualidade que fornece informações aos usuários sobre acessibilidade. A etiqueta de acessibilidade é concedida em uma ou mais das sete categorias de deficiência. Os prestadores de serviços a quem tenha sido concedida uma etiqueta de acessibilidade reunir o número mínimo de requisitos de acessibilidade em uma ou mais das sete categorias.

http://www.godadgang.dk/gb/main.asp

GREEN HOSTEL

Para tornar mais fácil para os viajantes para ir para uma escolha mais ecológica, alguns dos hostels na Islândia são especialmente rotulado como Green Hostel. Estes dedicado hostels têm todos manifestado o seu empenho em natureza no funcionamento da sua hostels. Todos HI Islândia albergues devem satisfazer os padrões de qualidade geral, e para ser capaz de usar o logotipo Green Hostel o hostels também têm de cumprir critérios ambientais adicionais. É importante observar que esta não é uma certificação ambiental reconhecidos, mas normas que HI Islândia decide e supervisiona, com o apoio profissional de uma agência de consultoria que audita a albergues.

http://www.hostel.is/Sustainability/Gree

 

Rótulo ecológico Green Key-PROGRAMA DE CLASSIFICAÇÃO

Tecla Verde Global é um organismo de certificação ambiental cujo conjunto de programas padrão do setor e recursos foi concebido especificamente para a apresentação e reuniões indústrias. Nossos programas ajudam os membros aproveitam para apoiar actividades de RSE organizacionais iniciativas sustentáveis, melhorar o desempenho fiscal global e relações com a comunidade.

http://greenkeyglobal.com/about/

TURISMO VERDE REGIME DE NEGÓCIOS

‘Turismo Verde Regime de negócios desenvolvemos plásticos; caso contrário, conhecido como GTBS, é o regime de certificação nacional de turismo sustentável para o Reino Unido. Originalmente desenvolvido em parceria com a visitar a Escócia, é agora o único sistema de certificação validado por Visit Britain, através do Centro Internacional de Turismo Responsável (a ICRT). As empresas a optar por participar do turismo verde são avaliados por um técnico qualificado da classificação advisor contra um rigoroso conjunto de critérios, abrangendo uma gama de domínios, como a energia e a eficiência no consumo de água e de gestão de resíduos, biodiversidade e muito mais. As empresas que atendem o padrão necessário, receber um Bronze, Silver ou Gold Award com base no seu nível de realização.

http://www.green-business.co.uk/

HI-Q - Certificado de Qualidade da HI Hostels

HI-Q, o sistema de gestão da qualidade HI, complementa o bem estabelecido HI normas assegurada, e se concentra no hostel o gerenciamento e as operações. Leva ‘melhores práticas; de desenvolvemos plásticos sistemas de qualidade em todo o mundo e gizes de acordo com as necessidades específicas de albergues.

HI-Q permite albergues para melhorar de forma consistente e observar elevados padrões para garantir que você tenha uma ótima experiência. HI hostel-Q é um programa de longo prazo que está agora a ser implementada em HI albergues ao redor do mundo. Apenas os albergues que concluir com êxito o programa será certificada e capaz de exibir o logotipo distinto HI-Q &ntraço; procure por ela no hostels você visitar durante os próximos meses.

HI-Q&S - Qualidade da HI & Sustentabilidade Certificada Hostels

HI-Q&S (Hostelling International qualidade & Sustentabilidade) representa um compromisso de fornecer uma experiência de alta qualidade, com um efeito positivo sobre a economia local, as comunidades e o meio ambiente. A acreditação é baseada em critérios de avaliação destinados a: demonstrar a efectiva gestão sustentável; maximizar benefícios económicos e sociais para a comunidade local, do património cultural e do ambiente e minimizar impactos negativos; conservação da biodiversidade, dos ecossistemas e paisagens. A HI-Q&S normas engatar hostellers num estado viável, equitativo e suportável de viajar que suporta HI desenvolvemos plásticos;s missão. O HI-Q&S normas também são reconhecidos pelo GSTC (Conselho de Turismo Sustentável Global).

Veja a lista de auditoria para esta etiqueta aqui

IBEX FAIRSTAY

líder suíço etiqueta para sustentabilidade « ibex fairstay » (anteriormente « Steinbock-Label ») significa pessoalmente e testado de forma independente de qualidade nos domínios da gestão, eficiência económica, ecologia, da consciência social, bem como para o envolvimento regional e cultural, e neste caminho para experiências sustentável durante suas férias.

http://ibexfairstay.ch/hp1/Startseite.htm

ISO 14000-14001

ISO 14000 é uma série de normas internacionais de gestão ambiental e fornece um quadro para o desenvolvimento de um sistema de gestão ambiental e programa de auditoria de suporte.

http://www.iso.org/iso/about.htm

KRAV

KRAV de rótulo é o mais bem conhecido símbolo na Suécia para alimentos produzidos biologicamente. O KRAV-etiqueta num produto alimentar mostra que ele foi produzido em uma forma ambientalmente amigável e ético.

http://www.krav.se/english

MINERGIE

MINERGIE® é uma marca de sustentabilidade para edifícios novos e renovados. é mutuamente apoiadas pela Confederação Suíça, os cantões suíços juntamente com o comércio e a indústria e está registada na Suíça e em todo o mundo.

http://www.minergie.ch/label.html

MYCLIMATE

myclimate está entre os líderes mundiais quando se trata de medidas voluntárias de compensação de carbono. baseada na ciência e orientada para o mercado, myclimate oferece um pacote completo de serviços de compensação em conformidade com os princípios de "evitar &ntraço; reduzir &ntraço; offset" e "fazer o melhor e compensar o resto".

http://www.myclimate.org/

QUALMARK

‘Qualmark New Zealand Limited desenvolvemos plásticos; é a Nova Zelândia de turismo da agência oficial de qualidade. licenças professional e confiável para as empresas do turismo na Nova Zelândia para usar o Qualmark " uma marca de qualidade oficial do turismo" para ajudar viajantes internacionais e nacionais selecione lugares para estadia, coisas para fazer e maneiras de contornar todas as empresas que transportam as Qualmark logotipo são avaliados sobre o seu desempenho ambiental em termos de eficiência energética e de gestão de resíduos, conservação da água, actividades comunitárias e iniciativas de conservação.

http://www.qualmark.co.nz/

Santa Monica Green Business Certification

A cidade de Santa Monica, a Convenção e Visitors Bureau, a Câmara de Comércio e Obras sustentável se juntaram para certificar e reconhecer as empresas verde na nossa comunidade.

http://www.smgbc.org/index.htm

Etapa Eco-Certified

Viagens Sustentráveis International oferece o Programa de Educação em Turismo Sustentável (PASSO) que é visto como o padrão ouro na indústria de viagens e turismo. A ETAPA Eco-Certification Norma é formalmente reconhecida pelo Conselho de turismo sustentável a nível mundial, o corpo interno para o turismo sustentável de acreditação. etapa fornece uma fundação educativa e quadro prático para a implementação de um sistema de gestão de sustentabilidade holística apropriada para o tamanho, escala e o âmbito das operações de negócios relacionados a viagens e turismo. Todas as empresas certificadas passo ter concluído com êxito um processo rigoroso que envolve a conclusão de uma auto-avaliação, desenvolvimento de uma política de sustentabilidade e a realização de avaliações de impacto triple bottom line. A prova está sujeita à verificação de um conjunto específico de critérios conforme determinado pelas empresas operações. No mínimo, 20 melhores práticas de sustentabilidade foram verificados por um segundo ou terceiro e um comité independente de avaliação confirmou os achados e adjudicados certificação ecológica.

http://sustainabletravel.org/

A TECLA VERDE

A Tecla Verde® é um rótulo ecológico mundial concedido a organizações de lazer. Para obter a tecla verde, uma empresa tem de cumprir uma lista de requisitos ambientais com base em uma série de critérios definidos.

http://www.kmvk.nl/greenkey/index.lp

A NATUREZA desenvolvemos plásticos;S melhor

‘Natureza desenvolvemos plásticos;s melhor desenvolvemos plásticos; certifica de alta qualidade ética passeios natureza na Suécia. Foi a primeira marca nacional de qualidade para o ecoturismo no hemisfério norte projetado para oferecer ao viajante uma inesquecível experiência de natureza. Ele combina responsável a conservação da natureza com mais ambientalmente amigável formas de viajar que o cuidado para o património cultural, comunidade local e o meio ambiente.

http://www.naturesbestsweden.com/

O SWAN

O Swan é um líder mundial no rótulo ecológico com rigorosos critérios ambientais e climáticas para 65 grupos de produtos. Com mais de 900 empresas suecas que mercado mais de 6.500 produtos Ecolabelled nórdica, o rótulo ecológico é nórdico em uma categoria própria com o objetivo de fornecer aos consumidores com uma ferramenta (nosso logotipo do rótulo ecológico nórdico) para ajudá-los a escolher entre os melhores, a partir de um ponto de vista ambiental, produtos no mercado. Critérios é desenvolvida pela usando uma análise do ciclo de vida o que significa que temos de julgar os efeitos ambientais de um produto tem a partir de vários aspectos: o uso de energia e de água, tipos de produtos químicos utilizados, a reciclagem e a reutilização de resíduos.

http://www.svanen.se/en/

VIABONO

Viabono certifica acomodações em Alemanha. O alemão HI albergues que são Viabono certificada cumprir requisitos rigorosos incluindo padrões elevados para o valor do cliente e do ambiente compatibilidade, que garante uma elevada qualidade de "natural viagens e gozo". A lista de critérios inclui a conservação dos recursos em termos de resíduos, energia, água e clima bem como a protecção da natureza e da paisagem.

http://www.viabono.de/default.aspx

 


 

 

O que pode, o viajante e hostel comentários, fazer para ser sustentável?

Como viajantes que todos queremos preservar os ambientes viajamos através. Simplesmente considerar nossos dez dicas sobre Viagens Sustentráveis e veja como você pode ajudar a preservar o nosso belo planeta para gerações futuras de viajantes. Juntos vamos fazer a diferença.

1. Descubra o verdadeiro hostel experiência e divirta-se com HI!

Descubra tanto quanto possível. Quanto mais você souber sobre um local de Património Mundial antes de chegar, o mais o site virá vivo. Procure no site desenvolvemos plásticos;s história, cultura, ambiente natural, alfândegas, legendas, avisos de consultivo e mais. Engate na cultura local. o ditado, “Quando em Roma faça como os romanos do” é um excelente ponto de partida. saiba algumas palavras na língua local, ele ganhou desenvolvemos plásticos;t passar despercebido. Sua viagem fornece uma oportunidade única para explorar uma nova cultura e ver o mundo através de uma perspectiva diferente. Lembre-se que comer alimentos locais de compras em mercados locais e participando de festivais locais são todos parte de vivenciar a cultura.

2. Tire apenas fotografias, não ter loja

Deixar as coisas como elas são. Don desenvolvemos plásticos;t deixar quaisquer resíduos em áreas naturais, mesmo aparentemente inofensivos itens como Núcleos ou cascas de frutas, como poderia prejudicar o ecossistema local. Proteger a natureza. nos ajude a olhar a paisagem e a vida selvagem depois por não sujam, salvaguarda contra incêndio e usando caminhos e ciclo-formas de forma responsável. Tente pegar pelo menos um pedaço da serapilheira todos os dias - pode não ser a vossa - mas desenvolvemos plásticos s não quer da natureza! Para obter mais informações garantir que você siga as Código Rural. Tabagistas: descarte do seu cuidadosamente as extremidades do cigarro. Confira folhetos e exibe no hostel e solicitar da equipe do hostel para obter informações sobre coisas para fazer, ranger eventos orientado, eco/wildlife tours e transportes públicos.

3. Manter o ar limpo

Dar o carro um resto. Deixe o carro atrás, se apenas por um dia. a pé, de bicicleta ou utilizar o transporte público para chegar ao redor. O hostel será feliz para lhe fornecer conselhos. tentar compartilhar transporte onde você pode tomar o autocarro, comboio, a pé ou de bicicleta. Você desenvolvemos plásticos ll ver muito mais e é mais barato!

4. Comprar smart

Recordações local. utilizam produtos locais e serviços, eles dão a você um sabor da área e ajudar a apoiar as comunidades locais. muitos albergues e regiões têm a sorte de ter alguns fantásticos e produtores de alimentos e bebidas, artes e artesanato. Comprar smart. Antes de comprar mercadorias, perguntar sobre sua origem e verificar se você pode reciclar a embalagem. Evitar a compra de produtos feitos a partir de recursos naturais ameaçados e relatório a caça furtiva e a outras actividades ilegais para as autoridades locais. Agradecer fornecedores para suas medidas verdes ou don desenvolvemos plásticos;t ter medo de perguntar por que razão eles não têm um programa verde. Como um cliente pagante pode ter um enorme impacto sobre as políticas das empresas.

5. Reduzir, reutilizar e reciclar

Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Tente evitar excessivamente a mercadoria embalada e dizer não a essa transportadora extra saco. Reutilize uma do plástico ou sacos de algodão a partir de cozinha do hostel. Você também pode apoiar nos nossos esforços para reciclar &ntraço; limpar, esmagada latas de alumínio, vidro, papel, cartão e pilhas no compartimento correto. Levar para casa itens que não são recicláveis localmente (ie de plástico e de embalagens Tetra) mas podem ser comumente reciclados em zonas urbanas. Pergunte ao hostel se não está claro onde você pode dispor de recicláveis.

reciclar seus resíduos. Tente evitar excessivamente a mercadoria embalada e dizer não a essa transportadora extra saco. Reutilize uma do plástico ou sacos de algodão a partir de cozinha do hostel. Você também pode apoiar nos nossos esforços para reciclar &ntraço; limpar, esmagada latas de alumínio, vidro, papel, cartão e pilhas no compartimento correto. Levar para casa itens que não são recicláveis localmente (eg plástico) mas podem ser comumente reciclados em zonas urbanas. Pergunte ao hostel se desenvolvemos plásticos;s claro onde você pode dispor de recicláveis. Recicle os resíduos sempre que possível. Reduzir os resíduos de fast-food sempre que possível, como ele cria uma enorme quantidade de resíduos.

6. Tornar-se uma lâmpada economizadora de energia

Reduzir energia desligando as luzes quando você sair da sala, desligando aquecedores que não são necessários, fechando as portas e as janelas se o aquecimento está ligado e evite deixar os aparelhos em standby. Tente também desligue aparelhos, tais como televisores, como eles podem usar tanto como 40 watts por hora mesmo quando eles estão desligados!

7. trocar e partilhar

muitos albergues têm áreas onde você pode deixar ou trocar livros, roupas e necessidades de viagem. Se você não precisa do resto do seu xampu ou sabão quando a embalagem para ir para casa, muitos hostels têm um lugar onde você pode deixar para outros hóspedes.

8. Reduza a área de ocupação

A realidade é que não estamos indo parar de voar, assim quando você voar considerar a compensação das emissões de carbono do seu voo e pack light - sacos isqueiro significa mais leves de aviões, que utilizam menos combustível. Imprimir apenas aquilo de que necessita para imprimir, aperte mais informações sobre a página e Imprimir em ambos os lados do papel. tentar comprar os bilhetes electrónicos e utilizam as confirmações on-line. Em alguns casos você agora pode salvar documentos de viagem para seus dispositivos móveis! participar em actividades de baixo teor de carbono como trekking, bicicleta de montanha, equitação, canoagem, rafting, espeleologia, Snorkelling, Piscina, concertos, teatro viagens e idioma e cursos de culinária, para ajudar a reduzir a sua pegada de carbono.

9. Ser água sábio

Desligue a torneira. O mundo enfrenta graves de falta de água para que você possa ajudar desligando a torneira quando escovar os dentes ou barbear, partilha de enxaguamento com os outros e tendo menor chuveiros (ou até partilhar-los!) Obtenha um pouco bagunçado. Se você desenvolvemos plásticos re em ambientes naturais imaculadas você don desenvolvemos plásticos;t necessidade de lavar o cabelo ou a barba todos os dias. Os detergentes que utiliza pode ser muito prejudicial e desenvolvemos plásticos;s um desperdício de água preciosa.

Comments

No comments

Add comment

* - required field

*




*